quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Diferença entre Temperatura e Calor
A termologia (termo = calor, logia = estudo) é o ramo da física que estuda o calor e seus efeitos sobre a matéria. Ela é o resultado de um acúmulo de descobertas que o homem vem fazendo desde a antigüidade, sendo que no século XIX atinge o seu clímax graças a cientistas como Joule, Carnot, Kelvin e muitos outros.
- Temperatura e Calor:
Temperatura : As partículas constituintes dos corpos estão em contínuo movimento. Entende-se temperatura como sendo uma grandeza que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico.
Calor : É uma forma de energia em transito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.
Estabeleceu-se como unidade de quantidade de calor a caloria (cal).
Denomina-se caloria (cal) a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um grama de água de 14,5ºC a 15,5ºC, sob pressão normal.
No Sistema Internacional de unidades a unidades de quantidade de calor é o Joule (J). A relação entre a caloria e o Joule é: 1 cal = 4,186 J. Podemos utilizar também um múltiplo de caloria chamado quilocaloria.
1Kcal = 1000 cal
Equilíbrio térmico : Dois corpos, com temperaturas iniciais diferentes, postos em contato, depois de certo tempo atingem a mesma temperatura. Esse estado final chama equilíbrio térmico.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
LEIS DA FÍSICA E ELETRICIDADE
CARGA ELÉTRICA
Um corpo tem carga negativa se nele há um excesso de elétrons e positiva se há falta de elétrons em relação ao número de prótons.
A quantidade de carga elétrica de um corpo é determinada pela diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que um corpo contém. O símbolo da carga elétrica de um corpo é Q, expresso pela unidade coulomb (C). A carga de um coulomb negativo significa que o corpo contém uma carga de 6,25 x 1018 mais elétrons do que prótons.
CHOQUE ELÉTRICO
É a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo. A condição básica para se levar um choque é estar sob uma diferença de potencial (D.D.P), capaz de fazer com que circule uma corrente tal que provoque efeitos no organismo.
Efeitos fisiológicos da corrente elétrica
TETANIZAÇÃO
É a paralisia muscular provocada pela circulação de corrente através dos nervos que controlam os músculos. A corrente supera os impulsos elétricos que são enviados pela mente e os anula, podendo bloquear um membro ou o corpo inteiro, e de nada vale nestes caso a consciência do indivíduo e a sua vontade de interromper o contato.
PARADA RESPIRATÓRIA
Quando estão envolvidos na tetanização os músculos dos pulmões, isto é , os músculos peitorais são bloqueados e pára a função vital da respiração. Isto trata-se de uma grave emergência , pois todos nós sabemos que o humano não agüenta muito mais que 2 minutos sem respirar.
QUEIMADURAS
A corrente elétrica circulando pelo corpo humano é acompanhada pelo desenvolvimento de calor produzido pelo Efeito Joule, podendo produzir queimaduras em todos os graus , dependendo da intensidade de corrente que circular pelo corpo do indivíduo. Nos pontos de contato direto a situação é ainda mais crítica, pois as queimaduras produzidas pela corrente são profundas e de cura mais difícil, podendo causar a morte por insuficiência renal.
FIBRILAÇÃO VENTRICULADA
A corrente atingindo o coração, poderá perturbar o seu funcionamento, os impulsos periódicos que em condições normais regulam as contrações (sístole) e as expansões(diástole) são alterados e o coração vibra desordenadamente(perde o passo). A fibrilação é um fenômeno irreversível que se mantém mesmo depois do descontato do indivíduo com a corrente, só podendo ser anulada mediante o emprego de um equipamento conhecido ''desfibrilador''.
CORRENTE ELÉTRICA
Corrente (I) é simplesmente o fluxo de elétrons. Essa corrente é produzida pelo deslocamento de elétrons através de uma d.d.p em um condutor. A unidade fundamental de corrente é o ampère (A). 1 A é o deslocamento de 1 C através de um ponto qualquer de um condutor durante 1 s.
I=Q/t
O fluxo real de elétrons é do potencial negativo para o positivo. No entanto, é convenção representar a corrente como indo do positivo para o negativo.
http://www.portalsaofrancisco.com.br
Túnel do tempo, o sonho secreto dos físicos
Como os cientistas estão estudando a navegação de pessoas no tempo e por que esse assunto não é comentado mesmo nos meios acadêmicos.
"No fundo, o que todo médico que trabalha com Aids procura é uma vacina em seu laboratório. Assim como os físicos buscam a viagem no tempo. Só que ninguém conta."
Robert Gallo, virologista americano
"Imaginem a gritaria sobre desperdício de dinheiro público se descobrissem que a National Science Foundation fazia pesquisas sobre viagem no tempo. Por isso, os cientistas tentam disfarçar seu interesse."
Stephen Hawking, físico inglês
Biblioteca Híbrida: Um novo enfoque no suporte à educação a distância
O trabalho foi elaborado por Eliane Maria Garcez e Gragório J. Rados, abordando o tema de utilização de uma ferramenta móvel que ajuda o aluno a distância, a biblioteca híbrida.
Vou apresentar abaixo o resumo presente no artigo em questão:
"Discute-se o papel das bibliotecas híbridas no contexto
atual, em face das transições pelas quais passam as
bibliotecas convencionais, principalmente pelo surgimento
da Internet e pela intensificação dos cursos no ensino a
distância nas universidades, resultado do incremento da
utilização da tecnologia da informação e comunicação no
ensino. Enfoca-se a importância da flexibilização dos bens e
serviços que devem ser oferecidos pelas bibliotecas híbridas
para atender às necessidades de uma diversidade de tipos de
usuários existentes na educação a distância."
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Encontrei algumas dicas de como estudar a fisica, achei bastante interessante e acredito que elas possam nos ajudar. O site é http://www.fisicomaluco.com/.
É comprovado que a melhor forma de estudo de fisica se dá em três etapas:
1 - Leia todo o conteúdo sem parar e não tente interpretar as fórmulas, essa primeira leitura é um apanhado sobre o que o capítulo está tratando. É fundamental que se tenha uma primeira impressão sobre todo o conteúdo antes de estudar de fato.
2 - O estudo de fato: Releia atentamente todo o conteúdo dando atenção especial aos enunciados, fórmulas e interpretações físicas de cada equação. Faça anotações sobre os tópicos importantes certificando-se que todos os parágrafos estão sendo compreendidos.Esta etapa é a mais demorada do estudo, dê atenção especial aos significados de cada termo das equações, por exemplo: “S = So + Vt”; qual o significado de cada termo e qual o motivo da aceleração não ser levada em conta? Esta equação não se aplica aos movimentos que contenham aceleração…Faça os exercícios resolvidos do seu livro-texto, analise as respostas e o desenvolvimento da resolução. Se for necessário releia os parágrafos e as resoluções, nada pode ser deixado para trás.
3 - Faça uma terceira leitura, rápida, de todo o conteúdo, somente para organizar eventuais fragmentos de idéias e fixar melhor a matéria. Ao final tente resolver os exercícios propostos e discuta com seus colegas eventuais dificuldades.
REVISÃO ANTES DA PROVA:
Reveja as anotações e os resumos que foram feitos durante a “etapa 2″ do estudo inicial da matéria. Reveja alguns exercícios que considera mais pertinente.Imagine-se o professor e elabore perguntas sobre os capítulos estudados, quais são os conceitos mais importantes, e como seria uma eventual pergunta sobre tal assunto.
É extremamente importante que o conteúdo não tenha se acumulado para o estudo pré-prova!
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Oi,galerinha...temos em mente que estudar FÍSICA não é uma coisa tão simples, as pessoas são diferentes e aprendem diferentes de modo diferente!
eis algumas questões:
- Resolva exercícios;
- Estude, ao menos, os textos trabalhados pelo professor! Ou seja, estude o capítulo que está sendo trabalhado;
- Sempre que possível estude em mais de um texto, procure ver as abordagens diferentes de cada autor;
- Anote as suas dúvidas e tanto quanto possível anote também as idéias, definições e conceitos fundamentais;
- Tente sempre traduzir as expressões matemáticas em palavras compreensíveis por você:
Exemplo: F = m.a Força (F) depende da massa (m) e da aceleração (a). Esta dependência é linear, isto é, dobrando-se a massa (e não mudando a acelaração) a força irá dobrar também. etc…;
- Acompanhe os exemplos resolvidos! Anote as passagens que não entendeu e pergunte;
- Pergunte! Não tenha vergonha de perguntar!
- Resolva exercícios! Procure resolver exercícios diferentes e com níveis diferentes de dificuldade;
- Resolva mais exercícios!
- Explique os conceitos para alguém! Isso te obrigará e estruturar seu pensamento sobre o objeto da explicação.
- Procure identificar no seu dia-a-dia onde aquele conceito está ou pode ser aplicado!
Bem vindos ao blog do Pólo de Braço do Norte
Coloquei um vídeo sobre educação a distância no Brasil, vale a pena conferir.
Tenho tambem uma dica bem interessante que pode nos ajudar nos cálculos o site é:
http://www.wolframalpha.com/
Abraço a todos